A consolidação dos SaaS no cotidiano das empresas e pessoas

30 . 04 . 2020

Bexs Banco traz insights deste segmento que mudou culturas no mundo todo, que cresce em dois dígitos anualmente, e que apresenta projeções muito otimistas.


Serviços de tecnologia e softwares estão passando por um processo acelerado de transformação com a quebra de inúmeros paradigmas consolidados no mercado. Diversas formas de desenvolvimento, oferta e distribuição estão sendo reformuladas de acordo com as novas demandas da sociedade moderna em âmbito pessoal e corporativo. Nesse sentido, o segmento de Software as a Service (SaaS) surgiu com o objetivo de atender a procura por serviços tecnológicos de forma mais rápida e menos custosa.

 

A oferta de software como um serviço representa a mudança do modelo de aquisição para o de contratação de sistemas por meio de assinaturas, formato conhecido como “on demand”. Esse mercado vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos. Segundo dados da Statista, o segmento cresceu mais de 20% entre 2017 e 2019, com a expectativa de repetir esse resultado em 2020.
De acordo com um relatório do Sinergy Group, a Microsoft e a Salesforce são as empresas líderes deste segmento em participação de mercado, com crescimento anual de, respectivamente, 34% e 21%, em 2018. Este mesmo relatório aponta previsões de forte crescimento neste segmento em todas as regiões do mundo.

 

GPS é um excelente exemplo da transformação via SaaS

 

Um excelente exemplo de SaaS que também revolucionou o mercado foi o serviço de geolocalização. No passado, era necessária a aquisição de um aparelho GPS, que exercia exclusivamente essa função e era consideravelmente caro. Com a ascensão das empresas SaaS, o GPS se tornou um software distribuído através de aplicativos compatíveis com diversos hardwares, como smartphones. O aplicativo mais famoso desse serviço é o israelense Waze, que tem o seu maior mercado em São Paulo, atingindo 3,8 milhões de usuários, número inimaginável dentro do contexto vivido no passado.

 

A mudança do modelo de aquisição de um software para o de prestação de um serviço tem um efeito relevante no mundo dos negócios. A decisão de abrir uma empresa é altamente influenciada pelos custos de implantação do negócio. No modelo tradicional de aquisição de tecnologia (software) incorria um alto dispêndio com a aquisição de sistemas e de infraestrutura para o uso das plataformas. O advento do modelo SaaS mudou completamente o processo de formulação dos planos de negócios. A mudança de modelos citada acima “dissolve” o custo de implantação da empresa ao longo do tempo, permitindo ao empreendedor a abertura de companhias com um investimento mais modesto. Adicionalmente, assim como nos serviços atuais de geolocalização, as estruturas e dados estão depositados em nuvens na web, tornando desnecessária a aquisição de máquinas com grande capacidade de armazenamento, permitindo o escalonamento do consumo de dados e reduzindo os custos iniciais de expansão de negócios.

 

Pessoas e empresas fazem uso de SaaS no dia a dia

 

Além dos elevados ganhos gerados para o setor empresarial, o segmento de SaaS também gera impacto na vida das famílias, se consolidando como uma indústria sólida mesmo em cenários de instabilidade econômica. Contudo, as empresas SaaS, oferecendo serviços com custos mais reduzidos, se tornaram uma opção de substituição de empresas tradicionais. Um dos exemplos categóricos no cenário brasileiro são os serviços de canais por assinatura via cabo ou satélite, que perderam o espaço conquistado através de anos de investimento pesado em infraestrutura física e digital para os serviços de streaming de vídeo, como a Netflix, com 15 milhões de assinantes, por exemplo.

 

O SaaS se tornou um mecanismo de viabilização de novos projetos devido à democratização do acesso a determinados serviços e assim vem se revelando como um segmento em constante ascensão. As facilidades trazidas por esta indústria vêm provocando uma reação em cadeia no setor produtivo, acelerando a mudança da oferta de serviços, deixando de serem rígidos para se tornarem associados aos avanços tecnológicos dos últimos anos.

 

Ter uma boa infraestrutura de processamento de pagamentos se mostra vital para suportar a estratégia dos negócios de SaaS, de forma a controlar o fluxo de pagamentos recorrentes contribuindo para experiência do cliente. Adicionalmente para garantir uma elevada participação de mercado nos mais diversos países que o negócio venha a se expandir, a solução deve suportar as formas de pagamento adaptadas às realidades de cada local.

 

O Bexs Banco oferece uma solução específica para SaaS integrando meios de pagamentos locais a transações de câmbio via plataforma digital (APIs). Provedores de pagamentos, e-commerce e investimentos já fazem uso da solução Bexs para atingir o mercado brasileiro de 210 milhões de habitantes.

Related Posts

Leave a reply