As dificuldades para as empresas comprarem softwares (SaaS) internacionais

30 . 04 . 2020

Os entraves nas empresas para realização de transações que envolvem câmbio prejudicam processos internos e a produtividade das áreas.

 

As dificuldades para as empresas comprarem softwares (SaaS) internacionaisOs softwares internacionais são extremamente necessários e usados no cotidiano das empresas brasileiras, tais como serviços de armazenamento de dados em nuvem, servidores de e-mail, softwares de CRM, design gráfico, controle logístico, financeiro, entre muitos outros. Mas a grande maioria das empresas, principalmente as pequenas e médias têm muitas dificuldades no processo de aquisição desses SaaS.

 

Muitas dessas empresas de SaaS não possuem unidades no Brasil, portanto apresentam como formas de pagamentos de seus serviços somente o cartão de crédito internacional ou via pagamento de invoice, sendo assim um entrave para muitas empresas. A maioria dessas compras são com pagamentos recorrentes, no modelo de assinatura e, apesar de muitas vezes o custo mensal parecer relativamente baixo, com a grande flutuação cambial e todas as taxas e impostos, como o IOF por exemplo (6,38%), a aquisição acaba tendo com um valor expressivo quando convertida. Além do valor maior, ainda existe o receio, complexidade e a anuência à todas regras de Compliance para a realização das transações de câmbio no Brasil, que impactam no tempo de aprovação das compras. A consequência é um prazo longo para efetivação da compra, atrasando a produtividade e os processos das áreas que utilizariam os SaaS internacionais.

 

Por todos os motivos apontados, as áreas financeiras das empresas brasileiras são avessas a estes tipos de transações por cartões internacionais e invoices pelos custos e burocracias adicionais que apresentam. As transações B2B são majoritariamente realizadas por transferências bancárias locais e por pagamentos de boletos. As transações por cartões internacionais representam uma minoria e são feitas somente em último caso.

 

É importante que empresas de SaaS internacionais se atentem para as realidades dos clientes potenciais e se adequem com a finalidade de aumentar seu market share. A adaptação às formas de pagamento mais utilizadas no Brasil faz grande diferença para a experiência do cliente B2B e, consequentemente, as vendas do SaaS internacional tendem a aumentar.

 

O Bexs Banco possui uma solução customizada de ponta a ponta que proporciona aos clientes B2B do Brasil que as transações sejam realizadas na moeda e nos meios de pagamentos locais, seguindo o seguinte fluxo:

Saas Internacional: como a Bexs pode te ajudar na aquisição

Conforme o fluxo acima, o Bexs irá gerar uma ordem de pagamento para o cliente brasileiro, com todas as taxas embutidas automaticamente e, após o pagamento realizado na moeda e meio de pagamento local, a empresa de SaaS internacional recebe integralmente o valor do contrato convertido em sua moeda. Toda a transação é simples e automatizada via integração de API, ou apenas por link de pagamento (URL) sem a necessidade de integração, tornando o onboarding da ferramenta mais célere.

 

Esta solução se mostra extremamente vantajosa para quem vende sem entraves no pagamento, ganha participação de mercado e recebe o montante total do contrato sem ônus. Já os clientes B2B, têm a facilidade da rapidez do processo do pagamento local com a confiabilidade de estar de acordo com todas as normais fiscais e de Compliance.

O Brasil é um mercado gigante, que representa uma grande oportunidade para os SaaS internacionais, com empresas que gastam mais de USD 20 bilhões por ano em despesas de TI. Com uma população sedenta por novas tecnologias e softwares, o Brasil é um mercado que pode ser melhor explorado por novos entrantes que entendam o comportamento desse consumidor e suas necessidades, como os meios de pagamentos locais.
Conheça mais das soluções de pagamentos para B2B SaaS do Bexs.

Related Posts

Leave a reply