O que são Remessas Internacionais?

17 . 11 . 2020

Você já desejou contratar um serviço internacional para a sua empresa? Com a tencologia, é possível se conectar com comerciantes e comprar produtos do mundo todo, mas você entende como os pagamentos e remessas internacionais funcionam?

Você já desejou contratar um serviço internacional para a sua empresa? Talvez uma consultoria de comunicação, um software, royalties ou até mesmo adquirir uma empresa estrangeira? Se sim, você deve saber que é possível contratar serviços e comprar produtos do mundo todo, mas você entende como os pagamentos internacionais funcionam?

 

O que são Remessas Internacionais?

 

Realizar uma remessa internacional nada mais é do que receber dinheiro do exterior ou enviar dinheiro para fora do Brasil. Essas transações são realizadas entre países por meio de operações de câmbio, e podem ou não envolver um bem tangível.

 

Por exemplo: se uma empresa no Brasil deseja contratar um serviço de consultoria dos Estados Unidos, o seu pagamento deverá ser em dólar. Para fazer isso, essa empresa brasileira deverá buscar um banco que opere câmbio para fazer a conversão do real para a moeda do país da consultoria contratada e enviar o dinheiro.

 

Em suma, uma remessa internacional é um pagamento entre empresas/pessoas de países diferentes, envolvendo câmbio.

 

Tipos de Pagamentos Internacionais

 

Dividimos as operações pagamentos internacionais em duas categorias: operações comerciais e operações financeiras.

 

Operações comerciais são pagamentos referentes a produtos importados ou exportados. Se uma empresa brasileira vende açúcar para o exterior, por exemplo, a remessa que ela receberá pela venda do produto será considerada uma operação comercial.

 

Operações financeiras são pagamentos internacionais referentes à compra ou venda de um serviço ou bem intangível. Aqui se encaixam diversas operações, como: contratação de serviços de consultoria internacional, investimentos estrangeiros, veículos de publicidade internacionais, softwares, royalties, aumento e redução de capital de empresa, aquisição ou venda de empresas, faturas de serviços internacionais, aportes, etc.

 

As operações financeiras internacionais são popularmente conhecidas como Remessas, enquanto as operações comerciais são popularmente conhecidas como Câmbio de Comércio Exterior.

 

Processo de Pagamento de uma Operação Financeira

 

Para receber ou realizar um pagamento internacional, será necessário contratar um banco ou uma instituição habilitada a realizar operações de câmbio. A primeira etapa, então, é o cadastro da sua empresa.

 

Para realizar o cadastro, será necessário enviar documentos informativos sobre o negócio como: CNPJ, contrato social, faturamento, entre outros dados que comprovem a existência e regularidade da empresa. Uma vez que o cadastro é processado e aprovado, há então a autorização para iniciar a operação de fato.

 

O próximo passo será enviar o comprovante da transação de compra ou venda do serviço, o contrato com o seu parceiro comercial e os demais documentos exigidos. Atenção! Eles variam de país para país. As informações serão avaliadas pelo banco e, quando aprovado, haverá o fechamento do câmbio. O pagamento é realizado em até dois dias e o valor da moeda será o mesmo valor acordado no ato do fechamento.

 

O remetente recebe o comprovante SWIFT que reúne os dados de localização da transferência que deverão ser informados ao destinatário do pagamento. Se quiser saber mais sobre o SWIFT, clique aqui.

 

Quanto Custa para Fazer uma Remessa Internacional?

 

Para realizar o envio de qualquer quantia ao exterior, os bancos costumam cobrar três taxas: administrativa, SWIFT e de câmbio. Além delas, existem também tributos federais como IR IOF, além de tributos que variam de acordo com as características de cada operação.

 

A taxa administrativa nada mais é do que uma quantia cobrada para custear despesas operacionais decorrentes.  No Bexs, essa taxa não é cobrada.

 

A taxa SWIFT é cobrada pela utilização do sistema interbancário. Essa taxa é cobrada como custo pela transferência da remessa de um país para o outro. Se quiser saber mais sobre a taxa SWIFT, clique aqui. No Bexs, garantimos sempre o melhor custo!

 

Por fim, a taxa de câmbio refere-se a um valor cobrado sobre a conversão do real para a moeda desejada e vice-versa.

 

Sobre os tributos, o IOF (imposto sobre operações financeiras) e o IR ( imposto de renda) são ambos impostos federais e seus valores variam conforme a natureza da operação, país e legislação vigente. Além dos dois citados, outros tributos podem incidir sobre a operação, variando de acordo com suas especificações. No entanto, com exceção do IOF e do IR, tais tributos não são recolhidos pelos bancos e  são de responsabilidade contábil do responsável pela operação (remetente). 

 

Se você precisa fazer remessas internacionais para a sua empresa, conte com o Bexs para te apoiar ao longo de toda a operação. Temos mais de 30 anos de atuação e contamos com um time de experts e de apaixonados por inovação, sempre buscando maneiras de simplificar transações e trazer a melhor experiência aos clientes.

 

Contrate a solidez de um banco e a inquietude de uma empresa digital. Acesse os nossos serviços e fale com um especialista.

Leave a reply