O que são invoices internacionais?

16 . 12 . 2019

Saiba o que significa este documento que formaliza transações comerciais, pagamentos e trâmites na importação e exportação de bens e serviços.

Como pagar invoices internacionais

 

Caso sua empresa venha importar bens e serviços do exterior ou até exportar seus produtos para clientes internacionais, em algum momento irá se deparar com o termo invoice.

 

O que conhecemos no Brasil como nota fiscal, mundo afora é chamado de invoice, traduzido para fatura ou “conta”, e é um termo muito comum, especificamente no segmento de comércio exterior (importação e exportação). A invoice é um documento comercial, emitido pelo vendedor e utilizado para formalizar uma compra ou venda que envolva uma empresa brasileira e uma parte estrangeira. Neste documento são apresentadas várias informações, como por exemplo: a) relativas aos dados das partes envolvidas na transação comercial (comprador e vendedor); b) os dados da mercadoria e ou serviço transacionado; c) a forma e o prazo de pagamento da transação; etc.

 

A empresa que vende ou presta determinado serviço, emite as invoices para que o cliente efetue o pagamento da transação utilizando-se dos diversos meios e formas de pagamento existentes ao redor do Mundo.

 

Uma empresa nacional que exporta vai emitir uma invoice formalizando a quantia e as condições que o importador estrangeiro deverá pagar e seguir. Quando uma empresa nacional importa, ela recebe uma invoice com dados de pagamento e demais condições para quitar suas obrigações frente ao exportador estrangeiro.

 

As informações contidas nas invoices são muito parecidas com as que encontramos nas notas fiscais:

– Dados cadastrais das empresas (exportador e importador);

– Descrição do produto/serviço;

– Quantidade (volume) peso do produto;

– Termos de comércio exterior (International Commercial Terms);

– Valor bruto e líquido;

– Data de emissão;

– Dados e condições para realização do pagamento da operação;

– Entre outros.

 

Estas informações são inseridas, normalmente, no idioma do país do importador dos bens ou serviços, sendo o mais recorrente, na língua inglesa.

 

Em uma transação de comércio exterior, seja de bens ou serviços, as partes envolvidas devem estar cientes da carga tributária existente em seus respectivos países, sendo que, os exportadores ou importadores brasileiros devem se atentar ao registro junto ao Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio), vinculado ao Ministério da Economia, criado para registrar e controlar os dados das transações deste tipo.

 

O Bexs Banco conta com uma equipe especializada em todas as transações de câmbio para importação e exportação, auxiliando empresas nestes pagamentos de forma fluida e rápida, seguindo todos os protocolos exigidos pelo Banco Central do Brasil (BCB).

 

Saiba mais sobre os serviços do Bexs Banco em nossa página voltada a câmbio para o comércio exterior.

Related Posts

Leave a reply