Empresas de tecnologia atraem investidores

10 . 12 . 2019

Empresas de tecnologia se destacam entre as de maior valor de mercado nas bolsas norte-americanas.

Empresas de tecnologia atraem investidores

O ramo de tecnologia está em crescimento acelerado desde o início dos anos 2000 e as empresas que se tornaram protagonistas ao longo desse período estão superando os setores mais tradicionais.

 

A revista americana Forbes promove, desde o ano de 2003, um ranking com as 2000 maiores organizações do mundo, avaliando o total das vendas, dos ativos, dos lucros auferidos e o valor de mercado. Os três primeiros fundamentos são ligados diretamente ao tempo de operação da empresa, pois se referem aos aspectos tangíveis que necessitam de anos, normalmente, para alcançar um resultado expressivo. Entretanto, o quarto elemento, o valor de mercado, diz respeito à importância atribuída aos números passados da corporação e a governança atual e, adicionalmente, à expectativa que investidores e formadores de opinião criam sobre a capacidade de gerar maior retorno financeiro no futuro.

 

Empresas de tecnologia tem 7 representantes entre as 10 maiores

Dentre as categorias com maior quantidade de empresas no ranking, o ramo de tecnologia aparece na segunda colocação, com 154, ficando atrás apenas do mercado financeiro, com 453. A partir do critério de valor de mercado, percebemos que os investidores acreditam que as empresas “tech de destaque são o futuro do mundo corporativo, pois dentre as dez maiores companhias, sete são do setor. A primeira colocada é a americana Apple, especializada no desenvolvimento de computadores e smartphones, além de ditar tendências de comportamento digital. A ação de participação acionária da companhia dobrou de preço nos últimos cinco anos. O maior apetite ao risco dos investidores, levando os índices das bolsas de valores americanas a patamares históricos, promoveram uma valorização de aproximadamente 25% da companhia em 2019.

 

Os outros membros do seleto grupo das dez maiores companhias ligados à esfera tecnológica são Microsoft, Amazon, Alphabet (Google), Facebook, Alibaba e Tencent. O espírito empreendedor e o elevado investimento em inovação, tanto público quanto privado, cultivado nos países de origem desses negócios foi essencial para que elas alcançassem esse estágio de desenvolvimento e, além disso, fossem elencadas como promissoras na visão dos agentes do mercado financeiro.

 

Fenômeno “tech” se espalha pelo mundo

Além de Estados Unidos e China, origem das organizações que figuram dentre os dez primeiros colocados do ranking, outros mercados de destaque no setor são Suécia, Coreia do Sul e Israel, tendo como grandes expoentes o operador de streaming Spotify, a especialista em smartphones Samsung e o sistema de navegação por satélite Waze, respectivamente. Por outro lado, o Brasil ainda não possui empresas de tecnologia figurando no ranking da Forbes ou numa dimensão semelhante. As maiores firmas brasileiras estão ligadas aos setores petrolífero, financeiro e extrativista. Também é verdade que recentemente algumas companhias brasileiras se destacaram pela capacidade de escalar seus negócios por meio de soluções tecnológicas, é o caso dos “aplicativos” iFood, Gympass e Loggi. Elas ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares de valor de mercado.

 

O ganho potencial das empresas destaque no plano tecnológico, parece estar chancelado pelos investidores do mercado financeiro. As valorizações mais expressivas em momentos de fôlego econômico e político, somada à retroalimentação das expectativas positivas a cada novo lançamento disruptivo, tornam essas empresas voltadas à inovação ativos atraentes para parceiros e investidores de qualquer parte do mundo.

 

Entenda como via remessas internacionais você pode investir nas bolsas de valores norte-americanas.

Leave a reply