Double Eleven: Conheça a maior data do varejo mundial

21 . 10 . 2020

Comemorada na China, a Double Eleven bate recordes consecutivos de venda e consolida sua expansão para o Brasil.

double eleven ecommerce

 

Imagine o cenário de atingir 1 bilhão de dólares em vendas nos primeiros 68 segundos e de totalizar US$ 38,4 bilhões em 24 horas. Esses números são reais e foram obtidos pelos e-commerces do Alibaba Group em apenas um dia de novembro de 2019, segundo o portal Alizila. Mas esta não se trata de uma data qualquer.

 

A Double Eleven, ou Dia do Solteiro, é a principal data do varejo chinês e, em 10 anos, tornou-se o maior festival de compras do mundo. Um epíteto que não produz resultados somente para o Alibaba Group. Sua principal concorrente, a também chinesa JD.com, faturou US$ 29,2 bilhões em seus 11 dias de evento, segundo a própria empresa. Para colocar em perspectiva, a soma total das vendas online no período Black Friday e Cyber Monday nos Estados Unidos chegou a US$ 21 bilhões em 2019, de acordo com a Adobe Analytics.

 

Tais números se explicam pelo crescente poder de compra da população chinesa e pela alta digitalização promovida pelo governo do Reino do Meio. Hoje, há mais de 800 milhões de chineses e chinesas com acesso a plataformas online, quase 4 vezes a população total do Brasil. O varejo online na China tem uma penetração de quase 20%, enquanto no Brasil temos aproximadamente 5%, o que sinaliza uma oportunidade clara de expansão.

 

Mas, afinal, o que é a Double Eleven? Ela nasceu como Dia dos Solteiros, ou Guānggùn Jié (光棍节) em chinês, um evento criado por estudantes da Universidade de Nanquim em 1993. Os alunos queriam rivalizar com o Dia dos Namorados e a ideia logo se espalhou pelas universidades do país. Seu nome em inglês provém do dia escolhido para a celebração: 11/11.

 

O que era um festival de entretenimento se tornou data comercial em 2009, com o mote de presentear a si mesmo. Em seu primeiro ano, o Double Eleven gerou US$ 7 milhões em vendas para o Alibaba Group. Hoje, o evento tem cerimônia de abertura com artistas internacionais, transmitida em quase 30 plataformas digitais e canais de televisão, e cifras bilionárias de faturamento.

 

Com o passar dos anos, o evento se disseminou por outros países asiáticos e começa a aparecer no calendário de vendas ocidental, visto que o comércio está cada vez mais sem fronteiras. Desde 2013, a AliExpress, parte do Alibaba Group, encabeça a iniciativa no Brasil. Com a estratégia de praticar preços inferiores aos da Black Friday, o e-commerce distribui cupons com até 70% de desconto durante a data.

 

De acordo com a plataforma de pagamentos EBANX, que utiliza o Bexs para operações de câmbio direcionadas aos merchants internacionais, seus clientes participantes da Double Eleven brasileira processaram 910 mil pedidos em 2019, uma média de 210 por minuto, o dobro do ano anterior.

 

É importante destacar que essa investida não está apenas restrita aos players chineses. A gigante brasileira B2W, também cliente do Bexs Banco com as operações internacionais do portal Americanas Mundo (produtos importados), começou a operar a Double Eleven em 2019 através de cupons com descontos progressivos para produtos importados na sua plataforma.

 

Está claro que o futuro reserva um aumento no investimento para exploração comercial desta data e forte tendência de consolidação dela no calendário de compras brasileiro.

 

Nosso time de especialistas está preparado para desenvolver soluções digitais de pagamento customizadas para que negócios digitais internacionais se expandam para o Brasil e escalem suas vendas. Clique para saber mais sobre o Bexs.

Leave a reply