Descubra o que é social commerce e como essa estratégia pode impactar o seu negócio.
Depois que o isolamento social se tornou uma realidade, a importância do Social Commerce para quem deseja se destacar no comércio eletrônico ficou ainda mais evidente. As redes sociais deixaram de ser plataformas de compartilhamento de estilo de vida e cotidiano de pessoas comuns e se firmaram como palco de estratégias de negócio para marcas no mundo todo.
Assim como é difícil apontar alguém que não utiliza redes sociais no dia a dia, muito em breve não vai ser fácil encontrar pessoas que nunca fizeram uma compra – ou captaram informações que levaram à ela – utilizando seus perfis. Por isso, se você deseja atingir um público super conectado, como o brasileiro, precisa saber o que é Social Commerce e que tipo de vantagens ele pode trazer.
Social commerce, S-commerce ou comércio social é uma estratégia de vendas aplicada a redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo. Varejistas aproveitam a popularidade dessas plataformas para criar canais que possibilitem a exposição de produtos, a comunicação com o público e a venda desses itens. O consumidor não precisa ser redirecionado da rede social em que navega para uma loja online para finalizar sua compra, podendo realizar o processo na própria plataforma.
Cientes do poder de influência que possuem nas mãos, os desenvolvedores dessas plataformas estão sempre aprimorando suas funções. O botão “comprar” surgiu no Facebook em 2014. Hoje em dia, é possível ter uma loja inteira dentro dele, integrando ou não com uma loja virtual. O Instagram, outra rede social de Mark Zuckerberg, também tem funções específicas para a venda, o que inclui a marcação de produtos nas fotos, por exemplo. O caminho para a conversão se torna muito mais curto quando o objeto de desejo está a apenas um toque de distância.
Além da plataforma onde o comércio acontece, a característica que faz com que o S-commerce funcione e traga bons resultados para os varejistas é a Prova Social. Como um canal aberto a comentários e avaliações, os perfis de marca oferecem aos consumidores uma sensação de confiança bem maior do que acontece em um ambiente controlado e de comunicação unilateral, como uma loja online. No social commerce, além de poder apostar em ações de marketing envolvendo influenciadores, as lojas também se beneficiam do relacionamento mais próximo com sua base de clientes.
Vale lembrar que o social commerce acontece em qualquer ambiente onde seja possível haver interação entre consumidores, como em fóruns e chats. No Brasil, o WhatsApp é o mensageiro que lidera tanto em quantidade de usuários, como em funcionalidades para venda. Dá para criar um catálogo online, ter uma conta empresarial e mais recentemente também passou a ser possível cobrar e transferir valores dentro da plataforma, com o WhatsApp Pay.
A rede social de compartilhamento de vídeos TikTok, assim como o social commerce, viu sua popularidade crescer exponencialmente a partir do isolamento social. Nada mais natural que unir as duas tendências em uma solução para vender aos milhões de usuários dessa rede. O comércio no TikTok ainda está em fase de testes, mas já há ações acontecendo no Reino Unido.
A L’Óreal anunciou recentemente que participa de um programa piloto de comércio eletrônico dentro do aplicativo, de acordo com o portal AdAge. Algumas marcas da empresa, como a NYX Cosmetics e a Elf Cosmetics, já puderam experimentar um aumento de popularidade e de vendas graças ao app, mesmo sem a funcionalidade de venda incorporada. Agora, os consumidores podem encontrar links para os itens que aparecem em postagens de vídeos e lives, além de um guia de demonstração de produtos no perfil dessas marcas. O objetivo da ação é se conectar com as novas gerações de consumidores, encurtar a jornada de compra e, claro, vender mais.
Atualmente, o Brasil é o país que tem a maior média de tempo gasto em aplicativos. Os brasileiros passam 5,4 horas por dia nessa atividade. Em segundo e terceiro lugar estão a Indonésia (5,3 horas) e Índia (4,9 horas). Os dados são de um estudo realizado pela agência de análise de mercado mobile App Annie, divulgado com exclusividade pela Forbes.
É claro que todo esse tempo despendido em aplicativos também resulta em vendas. No relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit/ Nielsen em parceria com o Bexs, constatou-se que no primeiro semestre de 2021 houve mais pedidos e maior faturamento no mobile que no desktop: 53% do faturamento do e-commerce brasileiro veio de smartphones, assim como 56% dos pedidos.
Atentos a esse mercado, grandes e-commerces estão desenvolvendo suas próprias ferramentas de S-commerce. A B2W lançou em junho uma plataforma em parceria com a inglesa OOOOO. O público tem acesso a vídeos curtos, com demonstrações de produtos, e também ao Americanas ao Vivo, um projeto de live commerce em que é possível comprar produtos enquanto se assiste uma transmissão ao vivo. Já o AliExpress lançou o Pechincha, um app de compartilhamento de ofertas em troca de descontos em produtos.
O Brasil é um terreno fértil para a venda online, seja por meio de um e-commerce, de redes sociais ou da combinação entre os dois. A gama de opções para ganhar destaque nesse mercado é imensa: vai desde a produção de conteúdo para os canais da marca à parcerias com influenciadores, passando pelas campanhas de publicidade online. Mas nada disso vai funcionar se não for possível oferecer uma experiência com a língua e moeda local, e com a forma de pagamento que o público brasileiro costuma usar.
O Bexs pode fazer o seu negócio alcançar este grande mercado consumidor. Aceitando formas de pagamento locais, como boleto bancário, cartões de crédito nacionais e até mesmo o PIX, você aumenta as chances de converter em vendas. Entre em contato com nossos especialistas e encontre a solução em pagamentos mais adequada ao seu negócio.
Confira a lista de produtos mais importados pelo Brasil e os últimos números do setor de importação. Temos […]
Tire suas dúvidas sobre RDE-ROF: os casos em que a declaração é necessária e como acessar o sistema do Banco […]
Descubra o que é live commerce, como esse recurso pode impactar seu ecommerce local ou cross-border e o que é […]
Enquanto o pagamento por aproximação NFC desponta no varejo físico, o pagamento com QR Code é uma das principais tendências […]
Expansão do cross-border, vendas online no mobile, categorias de maior sucesso e mais: confira insights e números do e-commerce no […]
Descubra o que é chargeback, como ele pode impactar seu e-commerce local ou cross-border e quais são as formas de […]
No mês de fevereiro, VCs investiram US$ 763,4 milhões nas startups brasileiras por meio de 40 deals. Os […]
Descubra como promover mais segurança de dados por meio de soluções antifraude para receber pagamentos online. Um dos […]
Descubra as novas possibilidades para pagamento online e confira alguns dados do Open Banking Brasil. A última das […]
Os investimentos de Venture Capital (VC) no mercado brasileiro, em janeiro de 2022, somaram US$ 591 milhões. O número […]
Ecossistema de inovação brasileiro recebeu volume de aportes 165% maior que em 2020. Veja os principais destaques do Venture Capital […]
O Ano do Tigre trará ainda mais dinamismo no âmbito global. Relembre alguns highlights da relação Brasil-China no que tange […]
A OpenSolo lançou uma solução inédita para o mercado Agro. Sua plataforma digital no modelo “one stop shop” reúne […]
Compras a prazo, muito populares no Brasil, são também uma tendência no mercado internacional. Saiba como funciona o Buy Now […]
Confira as novidades da legislação cambial brasileira e entenda como fazer transferência internacional se tornou mais simples. O […]
Tire suas dúvidas sobre RDE-IED: os casos em que a declaração é necessária e os prazos a cumprir. […]
Descubra o que um provedor de serviços de pagamento pode fazer pela sua empresa e o que levar em conta […]
Ao contratar o câmbio concomitante é possível compensar créditos e débitos em conformidade com as autoridades reguladoras brasileiras. […]
Descubra o que é PCI Compliance/DSS e qual a sua importância para o comércio eletrônico PCI Compliance, PCI […]
2021 já é um ano espetacular para o mercado de Venture Capital Brasil. O ano de 2020 já havia […]
Após período em full home office, Bexsers agora inovam no mercado de pagamentos atuando de casa ou do escritório. […]
Descubra o que é social commerce e como essa estratégia pode impactar o seu negócio. Depois que o […]
Confira alguns dados da última edição da Black Friday no Brasil e insights para potencializar as vendas para esse mercado. […]
Descubra o que é o plano de stock option e como funciona a contratação do câmbio para remessa internacional. […]
Confira alguns motivos para adotar o link de pagamento em cobranças de produtos ou serviços Conquistando números cada […]
Dados do primeiro semestre do mercado de Venture Capital Brasil em 2021 já mostram volume superior a todo o ano […]
Uma API de pagamento facilita a rotina da sua empresa e beneficia os clientes com uma ampla gama de formas […]
Saiba como é o processo de recebimento de investimentos do exterior no Venture Capital Os investimentos externos […]
Entenda como funciona a transferência de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens e o impacto do Whatsapp Pay nos […]
Confira alguns dados recentes sobre as exportações realizadas entre o Brasil e seus parceiros comerciais. A exportação é […]
Confira o que já se sabe sobre o Real Digital e os possíveis impactos da moeda digital no Brasil […]
Com o maior saldo da história no primeiro semestre, a balança comercial brasileira tem projeção de superávit de US$ 105,3 […]
Descubra quais são os nichos mais procurados pelos brasileiros em compras online e quais são os produtos mais vendidos na […]
Entenda como funciona o câmbio flutuante e sua relação com as importações, exportações e o mercado financeiro.
Descubra a diferença entre pagamento recorrente e parcelamento e qual dessas formas de pagamento é a mais adequada para o […]
Procurando opções de investimento no exterior? Conheça a SAFE, uma nova tendência em levantamento de capital. O investimento […]
Os clientes do seu e-commerce desistem da compra na hora do pagamento? Saiba como contornar o abandono de carrinho. […]
A Descubra tudo sobre PTAX, uma das principais referências do mercado de câmbio brasileiro Você já se perguntou […]
A expansão da modalidade de e-commerce cross border também passa pela redução dos prazos de entrega. Saiba como é importante […]
Descubra as vantagens do Pix para empresas e funções que vão além do pagamento instantâneo. O Pix é uma […]
Leia o artigo do Bexs Banco e entenda quais são os cuidados necessários na estruturação de um investimento estrangeiro de […]
O Open Banking no Brasil já é uma realidade. Descubra as possibilidades de transformação do Sistema Financeiro Brasileiro. O ano […]
É possível que empresas que possuam dívidas no exterior as convertam em Investimento Estrangeiro Direto. Quer entender como Funciona? Leia […]
Respostas para as maiores dúvidas sobre pagamentos para pessoas que prestam serviços para fora do país. Entenda neste artigo como […]
Mesmo com a pandemia e a flutuação cambial, compras online de produtos da China seguem uma tendência de crescimento que […]
Explicamos o que é um gateway de pagamento e provedor de pagamento (PSP) para que você escolha a melhor opção […]
Recorde de digitalização e um ecossistema de inovação pujante. Entenda os motivos para colocar a região, e especial o Brasil, […]
No Bexs buscamos talentos inovadores. Entenda o que buscamos em nosso processo seletivo e como agir para aumentar suas chances […]
Entenda os principais indicadores econômicos de 2020 do país, bem como o desempenho do comércio exterior (COMEX) em cenário de […]
Câmbio para importação e exportação: entenda como funcionam as operações de câmbio para comércio exterior, principais documentos, etapas do processo […]
Acesse aos conteúdos exclusivos da série Nova Globalização do Bexs Banco em parceria com a Fundação Dom Cabral. Entenda como […]
Você já desejou contratar um serviço internacional para a sua empresa? Com a tencologia, é possível se conectar com comerciantes […]
Como você costuma realizar seus pagamentos? Ainda gasta com taxas entre bancos? Perde tempo esperando o dinheiro cair na conta? […]
Comemorada na China, a Double Eleven bate recordes consecutivos de venda e consolida sua expansão para o Brasil.
Tem curiosidade sobre como as empresas brasileiras expandem os seus negócios através da internacionalização e comércio exterior? Leia no artigo […]
Parceria entre Bexs e PayMyTuition otimiza pagamentos de cursos estrangeiros e amplia acesso para brasileiros e brasileiras.
Um panorama sobre o mercado de Venture Capital no Brasil, os perfis de empresas que recebem mais investimentos e a […]
Se você já contratou remessas internacionais, deve ter se deparado com as siglas SHA/BEN/OUR no comprovante SWIFT. Entenda agora o […]
Saiba mais sobre como esta tendência vinda dos Estados Unidos se tornou uma das principais datas comerciais brasileiras e tem […]
Parceria entre a empresa e o Bexs Banco demonstra como é importante se adaptar ao mercado com demanda crescente por […]
O que é código SWIFT? Se você trabalha com remessas internacionais, já deve ter se deparado com a sigla SWIFT. […]
Como a pandemia do coronavírus ampliou a adesão à revolução digital da educação mundial e quais as barreiras para consolidação […]
Acompanhe os principais números do Webshoppers 41, o maior estudo sobre vendas online no Brasil.
O volume de desbancarizados criou tendências e soluções que diminuem as barreiras para a inclusão dessas pessoas aos serviços financeiros.
Os impactos econômicos do Coronavírus começaram na China e já alcançam o Brasil e seu comércio exterior. Conheça os principais […]
Bexs Banco traz insights deste segmento que mudou culturas no mundo todo, que cresce em dois dígitos anualmente, e que […]
Os entraves nas empresas para realização de transações que envolvem câmbio prejudicam processos internos e a produtividade das áreas.
Entenda o que são invoices: o que significa este documento que formaliza transações comerciais, pagamentos e trâmites na importação e […]
Empresas de tecnologia se destacam entre as de maior valor de mercado nas bolsas norte-americanas.
Saiba mais sobre o modelo de negócio digital baseado em assinaturas que está mudando os padrões de consumo e da […]
O FGTS foi lançado há mais de 50 anos e nos últimos ganhou papel na retomada do consumo no varejo […]
Saiba mais sobre a importância das APIs nas estratégias de negócios internacionais e no processamento de pagamentos que atravessam fronteiras
Bexs Banco é destaque em matéria do Valor Econômico que apresentou as soluções de câmbio via processo digital.
Entenda a finalidade dos Registros Declaratórios Eletrônicos (RDE-IED e RDE-ROF) que monitoram o ingresso do capital estrangeiro no Brasil. […]
O boleto bancário é uma forma de pagamento que faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Descubra […]
Os brasileiros tem cada vez mais acesso aos variados produtos da Ásia, especialmente da China, por meio do e-commerce cross-border […]
O crescente mercado de e-commerce brasileiro se mostra como uma grande oportunidade, porém apresenta algumas particularidades que novos entrantes […]
Em matéria exclusiva, o site da revista Época Negócios destacou a relevância dos pagamentos digitais internacionais realizados pelo Bexs Banco.