Descubra o que um provedor de serviços de pagamento pode fazer pela sua empresa e o que levar em conta na hora de escolher uma solução para receber pagamentos online.
Um provedor de serviços de pagamento (ou simplesmente PSP na linguagem do mercado de pagamentos), é uma solução que integra lojas virtuais às adquirentes de cartão e aos bancos. Em outras palavras, o provedor de pagamento permite que o comerciante possa receber pagamentos online, que podem ser feitos através de cartão de crédito, de débito, boleto bancário, transferência bancária ou via Pix.
Nesse artigo, você vai entender por que vale a pena contratar um provedor de serviços de pagamento e quais são os detalhes que precisam ser observados em um PSP para que ele seja considerado um bom parceiro para pagamento digital.
Ninguém pode negar que o comércio eletrônico brasileiro está em constante expansão. De acordo com o relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco, um novo recorde foi batido no primeiro semestre de 2021: os e-commerces brasileiros venderam R$ 53,4 bilhões no período. Em relação ao mesmo período em 2020, o crescimento foi de 31%.
Os números não mentem e mostram que empreender digitalmente tem tudo para ser uma atividade lucrativa. Mas como receber pagamentos digitais da melhor maneira, tanto para o e-commerce quanto para o consumidor?
O provedor de serviços de pagamento é, atualmente, a solução mais moderna, completa e segura entre os meios de pagamento online. Com um PSP, é possível ter a alta performance em transações e ao mesmo tempo contar com muita facilidade na integração com todas as partes envolvidas em um pagamento.
Na prática, um provedor de pagamento é capaz de estabelecer comunicação com a adquirente para realizar transações digitais e oferecer ao e-commerce uma série de serviços adicionais, como proteção contra fraudes e possibilidade de aceitar diversas formas de pagamento online.
O gateway de pagamento online também é uma opção que desperta bastante interesse por parte dos comerciantes. A solução é como uma versão digital das maquininhas físicas, realizando o contato entre as lojas e adquirentes para que seja possível receber pagamentos online. Dentre suas principais vantagens, estão a facilidade na integração do sistema à plataforma de e-commerce, a transparência no checkout, a possibilidade de integração com APIs que fortalecem a segurança do site, relatórios aprofundados e conformidade com os requisitos PCI Compliance.
Por outro lado, existem desvantagens que podem ser verdadeiras causadoras de dores de cabeça e prejuízos: necessidade de estabelecer relações contratuais com várias adquirentes de cartão de crédito e provedores de pagamentos, o que pode resultar em um custo mais do que de um tradicional PSP que já engloba todas as soluções. Mesmo os melhores gateways de pagamento vão oferecer alguns pontos negativos.
Ao utilizar um processador de serviços de pagamentos, o e-commerce pode aceitar todos os métodos de pagamento, inclusive em outras moedas, a partir de uma única relação contratual. Oferecer métodos de pagamento locais é uma forma de ampliar o alcance de uma loja internacional, conquistando assim novos clientes e, consequentemente, aumentando o volume de vendas. No Brasil, cerca de 95% dos consumidores preferem utilizar esses meios de pagamento.
O checkout é transparente, assim como acontece com o gateway de pagamento. Seus clientes se sentirão muito mais seguros em compartilhar seus dados e seguir com uma experiência totalmente local, o que pode contribuir com a diminuição do abandono de carrinho.
Por falar em segurança, os PSPs já possuem solução contra fraude “de fábrica”, mas ainda assim permitem que formas de proteção adicionais sejam integradas via API. Além disso, o provedor de serviços de pagamento deve contar com o selo PCI DSS.
Completando a lista de vantagens desse sistema, a maioria dos PSPs oferece ao lojista a opção de receber o pagamento antecipado ou optar por uma data fixa para as liquidações. Escolher um provedor de pagamento desse tipo significa ter menos burocracias para lidar e poder focar mais no desenvolvimento do negócio.
Agora que você já entende por que o provedor de serviços de pagamento é a melhor opção de meio de pagamento digital para e-commerces de qualquer porte e localização geográfica, é preciso saber quais detalhes avaliar na hora de escolher aquele que será o seu parceiro na hora de efetuar transações digitais. Confira algumas dicas a seguir:
– Certifique-se que com o PSP escolhido será possível receber pagamentos online de diferentes maneiras, incluindo o link de pagamento;
– Verifique a reputação do sistema antifraude e o nível da certificação PCI Compliance das APIs de pagamento;
– Esteja por dentro das funcionalidades adicionais que o PSP oferece e que podem ser determinantes para as conversões. Opções de compra com um clique, pagamentos em recorrência e retentativa de pagamentos são alguns exemplos;
– Procure saber se a solução se integra facilmente com a plataforma de e-commerce que você utiliza;
– Esteja a par do histórico de estabilidade das opções que você está considerando. Poucas coisas são piores para um e-commerce do que perder vendas por conta de quedas no sistema;
– Veja como as empresas escolhidas prestam suporte e atendimento.
A solução PSP do Bexs conta com recursos que facilitam muito as vendas para qualquer parte do mundo. Com ela, sua loja pode aceitar meios de pagamento locais – todos eles, inclusive o Pix – e você pode receber o valor das vendas em qualquer lugar do mundo.
Com pagamentos e FX integrados, seus clientes têm acesso aos preços dos produtos já convertidos para moeda local, com todas as taxas calculadas e incluídas, o que torna a compra muito mais fluida e confiável. Quanto melhor a experiência dos clientes, mais aumentam as conversões.
Além disso, é você quem escolhe de que forma vai ser feita a integração com a sua plataforma de e-commerce: através de integração API, Embedded CheckOut ou Link de Pagamento Bexs Dashboard. O PSP do Bexs possui Certificação PCI DSS Level 1.
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