Tem curiosidade sobre como as empresas brasileiras expandem os seus negócios através da internacionalização e comércio exterior? Leia no artigo quais são as principais modalidades e grandes cases de sucesso.
São diversas as formas de uma empresa se internacionalizar. Entre os passos iniciais dos métodos tradicionais, podemos citar o ingresso no fluxo de exportação; enquanto em etapas que requerem maior estruturação, encontramos a criação de subsidiárias e a aquisição de empresas fora do país. Atualmente, com o avanço tecnológico e o surgimento de empresas já nativas de um plano de expansão global, a internacionalização via processos digitais se tornou uma realidade através de e-commerce cross-border, abertura de capital fora do país de origem, etc.
Muitas empresas brasileiras encontraram o sucesso através da expansão internacional, fazendo com que parte importante da sua receita fosse oriunda da oferta dos seus serviços ou produtos em outros países. Neste artigo falaremos sobre quais estratégias foram utilizadas pelas empresas para que isso acontecesse, quais são as diferentes modalidades de internacionalização e alguns cases de empresas referência neste mercado.
Internacionalização das Empresas Brasileiras
Segundo o estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras (2019), o Brasil possui cerca de cinco milhões de empresas (IBGE). Destas 5 milhões, apenas 25 mil exportam produtos (representando 0,5% do total), e apenas 500 possuem subsidiárias ou franquias no exterior (representando 0,01%).
Além de ser uma parcela pequena que aposta na expansão internacional, este processo de internacionalização também é lento no Brasil. Empresas brasileiras levam em média 22 anos para exportar pela primeira vez e em média 31 anos para se posicionar fisicamente fora do país (através de subsidiárias ou filiais).
No entanto, é perceptível que este tempo médio para expansão internacional tem diminuído com o passar dos anos, especialmente com o surgimento de novos negócios e com planos de internacionalização desde a sua fundação. Segundo o estudo da FDC, empresas mais velhas (acima de 60 anos) demoram em média 14 anos e 9 meses para realizar a primeira exportação, enquanto empresas de 30 a 50 anos tendem a demorar 5 anos e 3 meses. Esse tempo cai ainda mais quando falamos de empresas de até 29 anos, que demoram em média 11 meses para exportar.
O mesmo movimento é percebido para internacionalização via franquias e subsidiárias: empresas mais jovens tendem a se internacionalizar 7x mais rápido do que empresas com mais de 60 anos.
Mas como posso internacionalizar a minha empresa?
Dentre as maneiras mais tradicionais, a primeira modalidade de internacionalização é através da exportação. Exportar um produto ou serviço é vender à um cliente internacional e realizar o envio do bem (tangível ou intangível) gerado em solo brasileiro para o consumidor ou revendedor, recebendo pela transação. Sendo assim, uma empresa que exporta não precisa atuar fisicamente em território estrangeiro, mas apenas se preocupar com as relações comerciais e o transporte das suas mercadorias, atentando-se às legislações e aos impostos de cada país de envio.
A segunda dentre as modalidades tradicionais, são subsidiárias próprias. Uma subsidiária é uma empresa controlada por outra, apesar de poder ter o seu próprio nome, posicionamento e atuação comercial independente. Sendo assim, é possível que uma empresa brasileira adquira ou crie uma empresa fora do seu país de origem e tenha total controle das suas ações. Neste caso, seria uma subsidiária integral. Os produtos poderiam ser manufaturados (ou distribuídos) em solo internacional para alcançar novos mercados.
As franquias são a terceira modalidade tradicional. Uma franquia é um negócio que replica totalmente o modelo de operação e comercial de uma empresa com autorização de quem detém os direitos (inclusive o de imagem) e criou o modelo original. A empresa original vende o modelo de gestão do seu negócio a uma segunda que pode estar localizada em outro país e que pagará à original todos os direitos por uso de imagem, processos operacionais etc. Desta maneira, os produtos da empresa brasileira serão ofertados pelas suas filiais em diversos outros países.
A quarta e não tradicional das modalidades de internacionalização é a oferta de serviços e produtos através do e-commerce. Com o aumento da tecnologia e o acesso crescente à rede (mais de 4 bilhões de pessoas acessam a internet no mundo vs. 170 milhões no Brasil), cada vez mais empresas digitais já nascem com a intenção de conquistar o mercado global via e-commerce. O acesso à tecnologia também colabora para o aumento de concorrência de empresas estrangeiras que passam a ofertar os seus produtos e serviços para o mercado brasileiro. Quem nunca comprou uma roupa de uma loja americana ou um aparelho eletrônico que veio de uma fábrica chinesa? O mesmo acontece com os serviços. Você assina Netflix? Tem Spotify Premium? Então você já é consumidor do chamado e-commerce (via streaming) cross border.
O e-commerce cross-border democratizou a oferta de produtos e serviços internacionais aos brasileiros, bem como possibilitou que as empresas pudessem vender para o exterior de maneira mais rápida e simples do que os modelos tradicionais. Com as inovações tecnológicas, nos canais e processos de pagamentos, o tempo de internacionalização das empresas caiu drasticamente. Basta possuir um serviço de gateway e um banco integrado ao sistema para realizar as operações internacionais e pronto: seu produto pode estar disponível para todo o mundo e a transação poderá ser feita através de um clique.
Cases de Internacionalização
A Stefanini é uma multinacional paulista fundada em 1987, prestadora de serviços na área de transformação digital englobando soluções de software e consultoria. Segundo o estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, a Stefanini ficou em primeiro lugar no ranking de empresa transnacional brasileira de implantação global mais ampla, com subsidiárias próprias em 41 países. A operação local representa cerca de 15% a 17% dos negócios totais da Stefanini.
A Localiza é uma rede de lojas mineira, especializada em aluguel de automóveis. A empresa tem presença em 577 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. Atualmente 320 unidades são próprias e 174 unidades são franqueadas.
O Gympass é um aplicativo brasileiro que permite acessar academias em todo o país e no mundo através de uma assinatura mensal ou quantia de pagamento diária. A empresa foi fundada em 2013 e se expandiu internacionalmente, no terceiro ano de existência, para o México. Em quatro anos entrou em 13 países e atualmente atua em 8 mil cidades, em 14 países. Das 50 mil academias afiliadas, 21,5 mil (43%) estão no Brasil.
São diversos os modelos de internacionalização que podem ser seguidos pelas empresas e o que podemos constatar é que nessa jornada sua organização sempre precisará de serviços de câmbio e de pagamentos.
Quer saber um pouco mais sobre serviços de pagamentos cross-border e importação/exportação? Conheça as soluções do Bexs Banco! Clique aqui e acesse os nossos serviços.
Confira a lista de produtos mais importados pelo Brasil e os últimos números do setor de importação. Temos […]
Tire suas dúvidas sobre RDE-ROF: os casos em que a declaração é necessária e como acessar o sistema do Banco […]
Descubra o que é live commerce, como esse recurso pode impactar seu ecommerce local ou cross-border e o que é […]
Enquanto o pagamento por aproximação NFC desponta no varejo físico, o pagamento com QR Code é uma das principais tendências […]
Expansão do cross-border, vendas online no mobile, categorias de maior sucesso e mais: confira insights e números do e-commerce no […]
Descubra o que é chargeback, como ele pode impactar seu e-commerce local ou cross-border e quais são as formas de […]
No mês de fevereiro, VCs investiram US$ 763,4 milhões nas startups brasileiras por meio de 40 deals. Os […]
Descubra como promover mais segurança de dados por meio de soluções antifraude para receber pagamentos online. Um dos […]
Descubra as novas possibilidades para pagamento online e confira alguns dados do Open Banking Brasil. A última das […]
Os investimentos de Venture Capital (VC) no mercado brasileiro, em janeiro de 2022, somaram US$ 591 milhões. O número […]
Ecossistema de inovação brasileiro recebeu volume de aportes 165% maior que em 2020. Veja os principais destaques do Venture Capital […]
O Ano do Tigre trará ainda mais dinamismo no âmbito global. Relembre alguns highlights da relação Brasil-China no que tange […]
A OpenSolo lançou uma solução inédita para o mercado Agro. Sua plataforma digital no modelo “one stop shop” reúne […]
Compras a prazo, muito populares no Brasil, são também uma tendência no mercado internacional. Saiba como funciona o Buy Now […]
Confira as novidades da legislação cambial brasileira e entenda como fazer transferência internacional se tornou mais simples. O […]
Tire suas dúvidas sobre RDE-IED: os casos em que a declaração é necessária e os prazos a cumprir. […]
Descubra o que um provedor de serviços de pagamento pode fazer pela sua empresa e o que levar em conta […]
Ao contratar o câmbio concomitante é possível compensar créditos e débitos em conformidade com as autoridades reguladoras brasileiras. […]
Descubra o que é PCI Compliance/DSS e qual a sua importância para o comércio eletrônico PCI Compliance, PCI […]
2021 já é um ano espetacular para o mercado de Venture Capital Brasil. O ano de 2020 já havia […]
Após período em full home office, Bexsers agora inovam no mercado de pagamentos atuando de casa ou do escritório. […]
Descubra o que é social commerce e como essa estratégia pode impactar o seu negócio. Depois que o […]
Confira alguns dados da última edição da Black Friday no Brasil e insights para potencializar as vendas para esse mercado. […]
Descubra o que é o plano de stock option e como funciona a contratação do câmbio para remessa internacional. […]
Confira alguns motivos para adotar o link de pagamento em cobranças de produtos ou serviços Conquistando números cada […]
Dados do primeiro semestre do mercado de Venture Capital Brasil em 2021 já mostram volume superior a todo o ano […]
Uma API de pagamento facilita a rotina da sua empresa e beneficia os clientes com uma ampla gama de formas […]
Saiba como é o processo de recebimento de investimentos do exterior no Venture Capital Os investimentos externos […]
Entenda como funciona a transferência de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens e o impacto do Whatsapp Pay nos […]
Confira alguns dados recentes sobre as exportações realizadas entre o Brasil e seus parceiros comerciais. A exportação é […]
Confira o que já se sabe sobre o Real Digital e os possíveis impactos da moeda digital no Brasil […]
Com o maior saldo da história no primeiro semestre, a balança comercial brasileira tem projeção de superávit de US$ 105,3 […]
Descubra quais são os nichos mais procurados pelos brasileiros em compras online e quais são os produtos mais vendidos na […]
Entenda como funciona o câmbio flutuante e sua relação com as importações, exportações e o mercado financeiro.
Descubra a diferença entre pagamento recorrente e parcelamento e qual dessas formas de pagamento é a mais adequada para o […]
Procurando opções de investimento no exterior? Conheça a SAFE, uma nova tendência em levantamento de capital. O investimento […]
Os clientes do seu e-commerce desistem da compra na hora do pagamento? Saiba como contornar o abandono de carrinho. […]
A Descubra tudo sobre PTAX, uma das principais referências do mercado de câmbio brasileiro Você já se perguntou […]
A expansão da modalidade de e-commerce cross border também passa pela redução dos prazos de entrega. Saiba como é importante […]
Descubra as vantagens do Pix para empresas e funções que vão além do pagamento instantâneo. O Pix é uma […]
Leia o artigo do Bexs Banco e entenda quais são os cuidados necessários na estruturação de um investimento estrangeiro de […]
O Open Banking no Brasil já é uma realidade. Descubra as possibilidades de transformação do Sistema Financeiro Brasileiro. O ano […]
É possível que empresas que possuam dívidas no exterior as convertam em Investimento Estrangeiro Direto. Quer entender como Funciona? Leia […]
Respostas para as maiores dúvidas sobre pagamentos para pessoas que prestam serviços para fora do país. Entenda neste artigo como […]
Mesmo com a pandemia e a flutuação cambial, compras online de produtos da China seguem uma tendência de crescimento que […]
Explicamos o que é um gateway de pagamento e provedor de pagamento (PSP) para que você escolha a melhor opção […]
Recorde de digitalização e um ecossistema de inovação pujante. Entenda os motivos para colocar a região, e especial o Brasil, […]
No Bexs buscamos talentos inovadores. Entenda o que buscamos em nosso processo seletivo e como agir para aumentar suas chances […]
Entenda os principais indicadores econômicos de 2020 do país, bem como o desempenho do comércio exterior (COMEX) em cenário de […]
Câmbio para importação e exportação: entenda como funcionam as operações de câmbio para comércio exterior, principais documentos, etapas do processo […]
Acesse aos conteúdos exclusivos da série Nova Globalização do Bexs Banco em parceria com a Fundação Dom Cabral. Entenda como […]
Você já desejou contratar um serviço internacional para a sua empresa? Com a tencologia, é possível se conectar com comerciantes […]
Como você costuma realizar seus pagamentos? Ainda gasta com taxas entre bancos? Perde tempo esperando o dinheiro cair na conta? […]
Comemorada na China, a Double Eleven bate recordes consecutivos de venda e consolida sua expansão para o Brasil.
Tem curiosidade sobre como as empresas brasileiras expandem os seus negócios através da internacionalização e comércio exterior? Leia no artigo […]
Parceria entre Bexs e PayMyTuition otimiza pagamentos de cursos estrangeiros e amplia acesso para brasileiros e brasileiras.
Um panorama sobre o mercado de Venture Capital no Brasil, os perfis de empresas que recebem mais investimentos e a […]
Se você já contratou remessas internacionais, deve ter se deparado com as siglas SHA/BEN/OUR no comprovante SWIFT. Entenda agora o […]
Saiba mais sobre como esta tendência vinda dos Estados Unidos se tornou uma das principais datas comerciais brasileiras e tem […]
Parceria entre a empresa e o Bexs Banco demonstra como é importante se adaptar ao mercado com demanda crescente por […]
O que é código SWIFT? Se você trabalha com remessas internacionais, já deve ter se deparado com a sigla SWIFT. […]
Como a pandemia do coronavírus ampliou a adesão à revolução digital da educação mundial e quais as barreiras para consolidação […]
Acompanhe os principais números do Webshoppers 41, o maior estudo sobre vendas online no Brasil.
O volume de desbancarizados criou tendências e soluções que diminuem as barreiras para a inclusão dessas pessoas aos serviços financeiros.
Os impactos econômicos do Coronavírus começaram na China e já alcançam o Brasil e seu comércio exterior. Conheça os principais […]
Bexs Banco traz insights deste segmento que mudou culturas no mundo todo, que cresce em dois dígitos anualmente, e que […]
Os entraves nas empresas para realização de transações que envolvem câmbio prejudicam processos internos e a produtividade das áreas.
Entenda o que são invoices: o que significa este documento que formaliza transações comerciais, pagamentos e trâmites na importação e […]
Empresas de tecnologia se destacam entre as de maior valor de mercado nas bolsas norte-americanas.
Saiba mais sobre o modelo de negócio digital baseado em assinaturas que está mudando os padrões de consumo e da […]
O FGTS foi lançado há mais de 50 anos e nos últimos ganhou papel na retomada do consumo no varejo […]
Saiba mais sobre a importância das APIs nas estratégias de negócios internacionais e no processamento de pagamentos que atravessam fronteiras
Bexs Banco é destaque em matéria do Valor Econômico que apresentou as soluções de câmbio via processo digital.
Entenda a finalidade dos Registros Declaratórios Eletrônicos (RDE-IED e RDE-ROF) que monitoram o ingresso do capital estrangeiro no Brasil. […]
O boleto bancário é uma forma de pagamento que faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Descubra […]
Os brasileiros tem cada vez mais acesso aos variados produtos da Ásia, especialmente da China, por meio do e-commerce cross-border […]
O crescente mercado de e-commerce brasileiro se mostra como uma grande oportunidade, porém apresenta algumas particularidades que novos entrantes […]
Em matéria exclusiva, o site da revista Época Negócios destacou a relevância dos pagamentos digitais internacionais realizados pelo Bexs Banco.