Ptax: o que é, como é calculada e para que serve a taxa

24/05/2021

A Descubra tudo sobre PTAX, uma das principais referências do mercado de câmbio brasileiro

 

ptax

 

Você já se perguntou por que existe tanto interesse no valor do dólar? A moeda mais popular do mundo causa impacto em diversas transações financeiras e, consequentemente, em nossas vidas. Mesmo sendo considerado estável e confiável, o dólar varia diversas vezes em um só dia, fazendo com que outras moedas oscilem também. Afinal, quem determina quanto vale o dinheiro?

 

No Brasil, existe a taxa PTAX: uma referência regulada pelo Banco Central, que estipula quanto vale o real em comparação com o dólar e com outras moedas.

 

O que é PTAX?

 

O câmbio no Brasil funciona através da lei da oferta e procura, sem controle do governo. Esse regime é o câmbio flutuante e, como o próprio nome já diz, possui variações constantes. O Banco Central, que é o responsável por regular a compra e a venda de moedas, precisou, então, desenvolver uma forma de chegar a um valor de referência. Ainda que não seja obrigatório nas transações, ele é um norte para quem deseja uma informação precisa sobre moedas estrangeiras.

 

A PTAX é uma média entre os valores cambiais que são praticados durante o dia. Os intermediadores financeiros de dólar – bancos ou corretoras – informam as taxas praticadas e o Banco Central consolida o valor médio entre elas. A publicação deste boletim ocorre diariamente, exceto em feriados nacionais, onde fica valendo a PTAX informada no dia anterior. O BACEN calcula a cotação do real em relação ao dólar americano e divulga as cotações de outras moedas em relação ao dólar americano e ao real obtidas por provedores de informação. 

 

O dólar PTAX, apesar de não ser obrigatório, é a principal referência para câmbio e utilizado pela grande maioria das instituições financeiras. A taxa influencia em produtos como investimentos em bolsas de valores do mercado local e exterior, no câmbio físico (como na troca de moedas para realizar viagens, por exemplo) e, claro,  nas importações e exportações entre o Brasil e outros países.

 

Como é calculada a PTAX

 

A forma de cálculo atual da PTAX surgiu em 2011, observando o crescimento do Brasil no mercado de câmbio, a partir de 2004. Desde então, o BACEN deixou de utilizar a versão de 1999 do cálculo, que analisava apenas os contratos interbancários de câmbio, eliminando os valores atípicos – os chamados outliers – e diminuindo ou adicionando 0,0004 à média ponderada dos valores considerados para compra e venda, respectivamente.

 

No modelo atual, o estudo acompanha melhor as movimentações do mercado financeiro nacional, mantendo sua confiabilidade.

 

PTAX hoje: a “nova” forma de calcular

 

O cálculo é realizado através de médias aritméticas de taxas de câmbio negociadas no dia. O Banco Central define os valores do cálculo a partir de consultas em instituições credenciadas que realizam altos volumes e números de operações de câmbio. A saber: essas instituições são conhecidas como dealers.

 

Estas consultas acontecem quatro vezes ao dia: entre 10h e 10h10; 11h e 11h10; 12h e 12h10; e 13h e 13h10.

 

Na última consulta do dia, o Bacen calcula então a média ponderada de todos os valores consultados e divulga no seu site, na área de cotações, a taxa do dia. O cálculo dos valores é feito sempre para compra e venda.

 

PTAX Bacen: descubra a cotação de qualquer dia

 

Paralelamente ao cálculo da PTAX dólar, o Banco Central também divulga as paridades entre o dólar americano e outras moedas entre 10h e 13h. Portanto, qualquer pessoa pode se informar sobre a cotação do dólar ou de outras moedas também relevantes, como o PTAX Euro, acessando o site do Banco Central do Brasil

 

Ou seja: é possível encontrar referências sobre qualquer moeda através do BACEN. Por meio do histórico de cotações, é possível verificar a PTAX de qualquer data, além dos boletins intermediários. O recurso é muito útil para quem precisa prestar contas sobre investimentos, para o Imposto de Renda, por exemplo, e tem que resgatar dados precisos.

 

Bexs tem a solução de câmbio que você procura

 

Precisa de uma mãozinha para enviar ou receber capital do exterior? Conheça as nossas soluções para pagamentos de serviços, investimentos em outros países e recebimento de remessas internacionais. Nossos especialistas estão prontos para tirar todas as suas dúvidas. Fale com a gente!

 

Últimas notícias

Receba informações do mercado, de investimentos e insights sobre tecnologia digital integrando pagamentos e câmbio

Suas informações estão seguras conosco :)