Como os merchants asiáticos estão vendendo no Brasil?

25 de junho de 2019

Os brasileiros tem cada vez mais acesso aos variados produtos da Ásia, especialmente da China, por meio do e-commerce cross-border e das facilidades de pagamento e entrega.

 

As barreiras comerciais entre o Brasil e China estão cada vez menores e os brasileiros estão tendo acesso a uma grande variedade de produtos a preços e condições bastante favoráveis, visto que os chineses atualmente são os líderes em produção de manufaturados e apresentam os preços mais competitivos do mundo. Muitos dos produtos por lá produzidos ainda são indisponíveis para compra direta em lojas do Brasil, e a diminuição das barreiras comerciais geográficas proporciona para o brasileiro uma maior acessibilidade de consumo.

 

O país asiático aumentou sua participação no mercado internacional entre 2008 e 2017, tirando a União Europeia da liderança, como aponta o Banco Mundial. Em 2008, a China tinha 11,1% de share, saltando para 16% em 2017.

 

O e-commerce cross-border, altamente explorado no Brasil pelas gigantes mundiais Alibaba, Wish e Amazon¹, vende anualmente mais de US$ 3 bilhões, segundo especialistas, além de apresentar crescimento acima da média do varejo online, em torno de 15%. Mundialmente, este segmento movimenta US$ 350 bilhões anualmente e tem previsão de crescimento de 25% até 2020.

 

Alguns dos e-commerces internacionais que realizam vendas para o público brasileiro dão a possibilidade de pagamento em moeda local, como boleto, cartão de crédito nacional, entre outros, atendendo assim às especificidades e particularidades da cultura brasileira, com taxas exponencialmente mais atrativas que as normalmente aplicadas ao consumidor final quando estes têm apenas a opção de utilizar o cartão de crédito internacional.

 

As vendas podem ser realizadas diretamente através das plataformas de e-commerce asiáticas, mas também por meio de plataformas locais e bem conhecidas pelos e-shoppers brasileiros, como o caso da B2W Digital, que lançou recentemente em seu marketplace um espaço destinado ao e-commerce cross-border, o Americanas Mundo. A nova sessão do tradicional site de e-commerce brasileiro oferece produtos importados de varejistas estrangeiros, incluindo países como China e Estados Unidos. Para isso, as lojas estrangeiras pagam uma taxa de comissão por cada produto vendido. Hoje a Americanas Mundo oferece pouco mais de 2,3 mil produtos nas categorias – relógios; informática e acessórios; automotivo; esporte e lazer; brinquedos; e beleza e perfumaria.

 

Todas essas facilidades são advindas graças aos avanços tecnológicos e de comunicação, além da otimização do setor logístico, que proporciona a entrega de produtos em todas as pontas do mundo em tempo e valores competitivos, tornando assim o livre comércio mais dinâmico.

 

O mercado de pagamentos também tem grande influência nessa expansão, já que por meio de suas inovações e plataformas integradas, o processo pode ser realizado em diversas moedas, métodos e canais, de maneira rápida e eficaz.

 

Os e-shoppers brasileiros, que chegarão a 96 milhões até 2021, representam um grande mercado em potencial para merchants internacionais, que cada vez mais estarão conectados a estes consumidores de maneira direta por meio de soluções de pagamentos adequadas para o público local, como também via empresas que adotam o modelo de marketplace, que integram múltiplas lojas em uma única plataforma.

 

Muitos players asiáticos já entenderam a oportunidade no mercado brasileiro e já estão fazendo o movimento de expansão, mas ainda há um grande volume a ser explorado, visto que o segmento de e-commerce ainda apresenta baixa participação no varejo em geral (3,3%), com previsões de crescimento bastante otimistas.

 

¹Webshoppers 2019 – Elo/ebit-Nielsen

 

O Bexs Banco oferece os principais meios de pagamento, assegurando que negócios internacionais atinjam todo o mercado brasileiro.

Últimas notícias

Receba informações do mercado, de investimentos e insights sobre tecnologia digital integrando pagamentos e câmbio

Suas informações estão seguras conosco :)